A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, informa a toda população que iniciará na próxima terça-feira (6), a partir das 7h00, no Canil Municipal, as avaliações, castrações e chipagens de cães e gatos dos moradores do município.
As avaliações dos animais para cirurgias ocorrerão sempre nas terças feiras e as castrações nas quintas e sexta feiras, limitadas a 8 por dia, com um mínimo de 50 cachorros e 10 gatos por mês, conforme acordo estipulado com o ministério público estadual.
Os moradores interessados, devem se cadastrar através do LINK https://forms.gle/khZCQuRzRhmBg3hN7, preenchendo todas as informações inclusas no formulário, recolherem a taxa de 7 UFM na Central de Atendimento ao Contribuinte – CAC (referente a chipagem). No momento da cirurgia fica obrigatório o tutor a comparecer com o comprovante de residência e a taxa da chipagem devidamente recolhida, para efetivar a solicitação do serviço. Após a inscrição, a equipe do Canil Municipal entrará em contato com os tutores para informar as datas agendadas para as cirurgias.
As castrações serão gratuitas e terão prioridade as famílias cadastradas em nos programas sociais da Prefeitura, e que estejam cadastradas no Castrado Único ou outros Programas Sociais existentes.
Nesta primeira fase será permitida a esterilização de no máximo dois animais por família, podendo a mesma retornar posteriormente para castrar mais dois, após serem castrados todos os animais das famílias devidamente inscritas. As castrações somente serão realizadas em conjunto com a chipagem de cada animal esterilizado.
Atenção para as condicionantes, a cirurgia somente poderá ser realizada se o animal estiver nas seguintes condições:
1 – O animal deve estar em jejum hídrico e alimentar pré-cirúrgico, conforme recomendado: por 8 horas antes da cirurgia e 8 horas após a cirurgia;
2- Ter no mínimo 2kg, para felinos;
3- Ter idade mínima de 6 meses, para caninos;
4- Estar com escore corporal (peso) dentro do ideal para cada porte;
5- Não estar sob tratamento;
6- Não ter tido hemoparasitose (doença do carrapato) no período de 90 dias;
7- Não ser portador de doença com tratamento contínuo (convulsão, cardiopatia, hepatopatia e semelhantes);
8- Estar com posse do animal, há no mínimo 30 dias (resgatados e ou semi-domiciliados);
9- Ter menos de 06 anos, para ambas espécies;
10- Não estar prenhe (grávida);
11- Não ter parido com menos de 60 dias;
12- Não estar amamentando;
13- Não ter sofrido nenhum tipo de trauma no período menor que 20 dias;
14- Fica o tutor do animal responsável pela captura (se necessário), transporte, cuidados pré e pós-operatórios, conforme orientação da Veterinária responsável.
15- O animal será recepcionado e avaliado para o procedimento. Caso esteja apto, o responsável deverá buscá-lo no mesmo dia, no horário marcado com a Veterinária responsável.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente pelo telefone (67) 3562-1821 ou pelo canil Municipal pelo telefone: (67) 9-9967-9294.
Fonte: Assecom