Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, Chapadão do Sul entra em alerta para o combate às arboviroses, que incluem doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Endemias, está intensificando suas ações preventivas para minimizar o risco de transmissão e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável por essas doenças.
As arboviroses possuem seu maior período de transmissão justamente nas estações mais quentes e úmidas do ano, quando as condições climáticas são ideais para a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população na eliminação de criadouros do mosquito em casa, no trabalho e em espaços públicos.
Confira algumas ações simples para prevenir a proliferação do mosquito:
- Mantenha caixas d’água bem fechadas para evitar o acúmulo de água parada.
- Limpe as calhas frequentemente para evitar acúmulo de folhas e água.
- Utilize areia nos pratos das plantas para impedir a formação de poças d’água.
- Guarde pneus em locais cobertos e longe da chuva.
- Trate e cubra piscinas regularmente para evitar focos do mosquito.
- Lave os bebedouros dos animais semanalmente, evitando o acúmulo de larvas.
- Receba bem o Agente de Endemias, colaborando com as visitas domiciliares.
A prevenção é responsabilidade de todos
A prefeitura lembra que a prevenção das arboviroses é uma responsabilidade compartilhada. Cada ação conta para eliminar o mosquito e proteger a saúde de todos. Contamos com o apoio da população de Chapadão do Sul para tornar o verão mais seguro e saudável, mantendo nossa cidade livre dessas doenças.