Prefeitura de Chapadão do Sul multa cidadão por descarte irregular de lixo
O município de Chapadão do Sul (MS) conseguiu desativar o antigo lixão e conta com um local adequado para o descarte correto do lixo, a CTR, Central de Tratamento de Resíduos, no entanto, algumas pessoas insistem em burlar a lei e descartar os seus detritos em lugares inapropriados, como por exemplo, às margens de ruas e avenidas e em terrenos baldios.
No dia 6 de janeiro o proprietário de uma caminhonete Hilux foi flagrado fazendo o descarte de lixo na beira da Avenida Trinta e Três. A SEDEMA identificou o infrator e aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 1.032, em cumprimento à Lei Complementar nº 087, de 2 de setembro de 2016, do Código de Posturas.
A Prefeitura pede à população que denuncie casos como este. A denúncia deve ser feita por meio de fotos, com data, hora, endereço e placa do veículo. As denúncias podem ser anônimas pelo telefone 0800 647 0162, da Ouvidoria.
Orientação
A SEDEMA orienta estabelecimentos como oficinas, lava-jatos, postos de combustível, serralherias e demais que geram resíduos contaminados com óleo, para que contratem uma empresa habilitada, já que a Central de Tratamento de Resíduos não pode receber este tipo de produto.
Queimar resíduos também é passível de punição, conforme Art. 141 do Código de Posturas, e incorrerão em multa de R$688,00 até 1.376,00, além da responsabilidade criminal e civil decorrentes.
Se você gera grande quantidade de lixo que não é coletado diariamente, pode levar até a CTR, localizada na Avenida. Juscelino Kubitscheck, de segunda a sábado das 07h às 10h30 e das 13h às 18h00.
Entulhos de construção, móveis, eletrodomésticos e folhas podem ser colocados na calçada para serem coletados pela equipe da limpeza urbana, que passa em todos os bairros da cidade. E não esqueça, sempre que contratar um pintor, construtor, jardineiro, exija que leve seu resíduo na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
Dúvidas, entre em contato com a SEDEMA 3562-1821.