A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), SEBRAE/MS, Câmara de Vereadores e Associação Comercial, está comprometida em impulsionar o desenvolvimento e a inovação no município. Com o objetivo de implementar a Lei de Inovação em Chapadão do Sul, foi criada uma comissão para iniciar a elaboração dessa legislação, com diretrizes voltadas para a inovação em âmbito municipal, visando criar um ambiente favorável ao crescimento econômico, científico, tecnológico e inovador.
No dia 6 de julho de 2023, na Agência de Inovação/Incubadora da SEDEMA, ocorreu a primeira reunião da comissão, com a facilitação do Dr. Guilherme Aparecido da Silva Maia, consultor credenciado pelo SEBRAE-MS, e participação dos integrantes Denise Botega (ACE), Marcelo Balem (ABRASEL), Natan Silva Alves (Fundação Chapadão), Felipe Rocha Silva (Loja Maçônica Edificadores da Paz), Elizabete Nunes (SICOOB), Silmara Venâncio (CRESOL), Wallace da Silva (UFMS), Sandra Regiane (FEMUCITEC), Jennifer Faustino (ALI SEBRAE), Salvador Divino (OAB MS), Adriano Franco (Sindicato Rural), Maxsuel Andrade (Agente Municipal de Inovação), Lucas Queiroz (UFMS) e Guilherme Maia (GM Consultoria).
O encontro teve o objetivo de apresentar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, contextualizar o município e expor a proposta do Projeto de Lei Municipal de Inovação de Chapadão do Sul.
“Buscamos garantir a participação de representantes de diversos setores para promover a inovação. Uma comissão diversificada proporciona uma visão abrangente, permitindo um brainstorming de ideias, políticas e programas que viabilizem um Projeto de Lei capaz de atender às necessidades da nossa comunidade atual. Cada membro da comissão traz consigo experiências únicas, sejam no comércio, nas escolas, nos institutos, nos órgãos públicos, nas faculdades, entre outros”, afirmou José Teixeira Junior, secretário da SEDEMA.
“Um dos principais objetivos da Lei de Inovação é permitir a formação de parcerias entre entes públicos e privados. Projetos colaborativos são prioridades da lei, que tem como foco principal a inovação conjunta. Visando alcançar esses objetivos, a lei prepara o terreno para que essas parcerias ocorram dentro dos marcos legais, protegendo ambas as partes envolvidas e garantindo que cada uma delas se beneficie da geração de soluções”, comentou Maxsuel Andrade Soares, Agente de Inovação Municipal.
Segundo o prefeito municipal, João Carlos Krug, “a regulamentação da Lei de Inovação será fundamental para impulsionar ações mais efetivas e simplificar os processos para as empresas e instituições que buscam o desenvolvimento focado na inovação de produtos, serviços, processos e pesquisas científicas e tecnológicas. Essa regulamentação será a base para estimular novas ações, facilitando o caminho para as empresas e instituições que buscam o crescimento com foco na inovação”.
A Lei de Inovação mencionada permitirá a estruturação de redes de projetos entre organizações com objetivos semelhantes. Essas redes terão como objetivo financiar e estimular ações de empreendedorismo tecnológico. Além disso, a lei também propõe a criação de uma incubadora de empresas no município.
A incubadora de empresas desempenhará um papel fundamental no processo de inovação. Ela será responsável por criar e testar novas tecnologias antes que sejam adotadas em larga escala pelas empresas parceiras. A ideia é que essas empresas se comprometam a implementar essas tecnologias em suas operações, visando aprimorar seus processos e resultados.
Ao promover a inovação e o empreendedorismo tecnológico, a Lei de Inovação e a criação da incubadora de empresas têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico do município, atrair investimentos e fomentar a criação de empregos qualificados. Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em incentivar a colaboração entre organizações, estimular a inovação e promover o crescimento sustentável.
A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul está comprometida em promover a viabilidade legal e incentivar a inovação, o desenvolvimento científico e a economia criativa. Essas medidas visam impulsionar o progresso e o crescimento do município, criando um ambiente propício para a geração de novas ideias, negócios e oportunidades.
Mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente através da Agência Municipal de Inovação pelo telefone (67) 3562-5672 ou pelo WhatsApp https://wa.me/556799973567.
Fonte: Assecom Prefeitura