Prefeitura e Sebrae/MS realizam workshop de planejamento do ecossistema de inovação em Chapadão do Sul
Chapadão do Sul receberá o “1º Workshop de Planejamento do Ecossistema de Inovação – Definindo os setores estratégicos e o nível de maturidade”, iniciativa do Sebrae Mato Grosso do Sul, com o apoio técnico da Fundação CERTI, com o objetivo de fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação locais. O evento, que tem inscrição gratuita e será realizado online, no dia 28 de setembro, às 08h00 (MS).
São esperados para estes eventos representatividades públicas e privadas locais e também estaduais, envolvendo, principalmente, lideranças que contribuam com as estratégias, tomadas de decisão e/ou disponham de visão sistêmica das entidades que representam no âmbito de programas, projetos e ações voltados ao empreendedorismo e inovação, sejam dentro do Poder Público municipal e estadual, bem como também, do empresariado, entidades representativas da sociedade civil organizada e representantes da academia.
A iniciativa é resultado do trabalho iniciado no mês de agosto, com a identificação e entrevista dos principais atores dos setores produtivos e instituições de ensino pesquisa, ciência, tecnologia e inovação e governo, com o objetivo de, a partir da análise do nível de maturidade destes ecossistemas, formular e consolidar planos integrados de intervenção com vistas ao desenvolvimento de negócios inovadores.
A participação de cada ator nas entrevistas é fundamental, pois contribui para o entendimento sobre como cada instituição ou entrevistado se relaciona com empreendedorismo, inovação, pesquisa e desenvolvimento.
O processo de inscrição dos interessados será através do link : https://forms.gle/KmvxgD8bERmJWCgRA
Após inscrição, o participante receberá um link para acessar uma sala virtual na plataforma Zoom.
A iniciativa
Ao longo dos trabalhos, a iniciativa pretende identificar o grau de integração entre empresas, instituições de ensino, pesquisa e governo, principais ações e projetos na região, além das características dos setores produtivos e pontos fortes e fragilidades que impactam a competitividade local. A metodologia já foi testada e validada em outros estados, preza pela elaboração de um plano integrado de ação para consolidação dos Ecossistemas de Inovação.
Entre os meses de outubro e novembro, serão realizados ainda mais dois encontros (workshops) para definir, em processo colaborativo e de co-construção com as lideranças locais, o plano de ação para consolidação do Ecossistema de Inovação Local no município.
Fonte: Assecom