Segundo a assessoria de comunicação, a prefeitura municipal de Chapadão do Sul está tomando todas as medidas necessárias ao controle do fogo e da fumaça no aterro sanitário da cidade, o lixão localizado nos altos do Residencial Planalto.
Moradores das proximidades reclamam constantemente da fumaça e do mau cheiro proveniente daquele local.
A SEDEMA, a Secretaria de Obras, a Ouvidoria Municipal e o Corpo de Bombeiros buscam urgentemente uma solução para o problema.
De acordo com Tiago Maia, Secretário da SEDEMA, e Beto Freitas, da Secretaria de Obras, todas as medidas necessárias foram tomadas para evitar uma ova combustão. Segundo eles, o aterro é controlado, porém, assim mesmo acontece a combustão do material ali depositado.
“Buscamos resolver esse problema com o resfriamento do local e todos os procedimentos necessários”, enfatizou o Secretário Tiago da Maia. De acordo com ele, o alerta continua e a Prefeitura mantém o monitoramento do aterro para evitar novos transtornos à população.
Tiago ressalta também que nem sempre a fumaça é oriunda do aterro e que algumas vezes vem de áreas rurais em torno da cidade que estão pegando fogo em função do período da seca.
A SEDEMA informa ainda que o novo aterro sanitário, localizado nos fundos do Polo Empresarial, em uma área mais distante da cidade, tem previsão de começar a funcionar em outubro, de acordo com o cronograma da empresa vencedora da licitação para administrar a CTR – Central de Tratamento de Resíduos.
Outra informação confirmada pelo Secretário é que o contrato com a empresa prevê o plano de recuperação da área degrada do atual aterro.
Qualquer dúvida ou informação os moradores podem entrar em contato diretamente na SEDEMA, pelo telefone 3562–1821 ou na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 647 0162.
Assecom