Prefeitura trabalha na regularização do aeroporto. Operações noturnas voltarão em breve
Por determinação do Prefeito João Carlos Krug, os problemas no aeroporto municipal de Chapadão do Sul estão sendo resolvidos e a expectativa é que o balizamento para operações noturnas estejam funcionando em breve. Foi o que afirmou nesta terça-feira (14) o Secretário de Administração, Orlando Castilho (Dinho), durante reunião com o Secretário de Governo, Guilherme Diniz.
Severas críticas pesam sobre administração municipal anterior, pelos anos de abandono do aeroporto. O prefeito João Carlos Krug, logo no início de sua gestão, determinou medidas urgentes para a solução dos problemas.
Em 2016, o fato de estar inoperante para pousos e decolagens noturnas repercutiu negativamente para o município, especialmente no caso da dupla Maiara e Maraísa que, com show marcado para Chapadão do Sul, tiveram que aterrissar em Jataí (GO). Outro fato ainda mais grave, quando, em maio do ano passado, uma criança precisou de uma aeronave UTI e a viagem sofreu atraso em virtude das precárias condições de iluminação da pista.
Em janeiro deste ano, a fim de regularizar a situação do aeroporto municipal, o Prefeito João Carlos Krug solicitou uma vistoria técnica da SEINFRA – MS (Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul). Na oportunidade o Superintendente Viário, Fabrício Alves Corrêa, e o Chefe de Unidade Operacional, Ian Rocha, visitaram o local.
A Prefeitura está realizando os procedimentos necessários para os serviços de reparos e manutenção. O Secretário de Administração informou que já foi feita a licitação para a compra dos materiais necessários para o balizamento noturno do aeroporto.
“Uma questão importante a ser levada em consideração é que, em Mato Grosso do Sul não há companhias e nem profissionais habilitados para esse tipo de serviço, mas a licitação dos materiais já ocorreu e estamos aguardando a empresa, já contatada, para fazer a instalação e reparos solicitados pela SEINFRA. Lembrando que a empresa tem que ser cadastrada no Ministério da Aeronáutica e no DECEA”, explicou Dinho.
“O Prefeito João Carlos determinou que essa questão precisa ser resolvida o mais rápido possível e estamos realizando todos os procedimentos necessários para isso”, acrescentou o titular da Secretaria de Administração.
Tão logo receba a pista as adequações exigidas, a Prefeitura Municipal fará o pedido, junto aos órgãos competentes (NOTAM/ANAC), de reabilitação do aeroporto para operações noturnas.
Assecom/Redação