AgronegócioDestaque

Presidente da Abrapa visita a Ampasul em Chapadão do Sul

Na quinta-feira, 9 de setembro, o Presidente da Abrapa, Júlio César Busato, em visita a Chapadão do Sul se reuniu com a direção da Ampasul e outras lideranças locais.

Júlio César Busato foi recebido no aeroporto Municipal Júlio Martins pelo presidente da Ampasul, Walter Schlatter, e pelo Diretor Executivo da entidade, Adão Hoffmann, de onde seguiram para um almoço com as lideranças locais, na Fazenda Minuano, do Grupo Schlatter.

No local, o Presidente da Abrapa e demais presentes ouviram do ex-presidente, fundador da Ampasul, Alberto Schlatter, uma mensagem de otimismo sobre o futuro do agro no Brasil.

O Presidente da Ampasul, Walter Schlatter lembrou que o Brasil está próximo de se tornar o maior produtor e exportador de algodão, muito embora enfrente uma grande concorrente, a soja. O desafio é continuar a busca de altas produtividades com sustentabilidade e a busca de outros espaços no mercado mundial, aumentando assim a demanda pelo produto.

Os presentes ouviram de Júlio Busato um relato das atividades da Abrapa que trabalha para a produção do algodão economicamente, ambientalmente e socialmente equilibrado, além das ações da entidade para firmar e aumentar o mercado para o produto brasileiro no mercado interno e externo.

Lembrou Busato que a cultura do algodão gera três vezes mais impostos e cinco vezes mais empregos, em relação à soja. Ele relatou ainda o trabalho que a Abrapa desenvolve para promover o algodão no mercado externo, como o desenvolvimento do ABR/BCI, Algodão Brasileiro Responsável/Better Cotton Initiativi. Outra ação importante foi a união com o Governo Federal para a criação do Cotton Brazil, com instalação de um escritório na Ásia, exclusivamente para promover o algodão brasileiro no exterior.

Outra ação da Abrapa, para promover maior consumo do algodão foi o lançamento do Movimento Sou de Algodão, que já conta com a adesão de mais de 700 empresas, um sucesso que está promovendo o consumo deste fio natural.

“Temos que pensar no futuro, o Brasil está com todas as condições de se tornar o maior produtor e exportador de algodão. Somos o recordistas mundial em rendimento de pluma por hectare e ainda com muitos hectares para explorar, sem desmatar”, disse o Presidente da Abrapa.

Na sede da Ampasul, Júlio Busato assistiu à apresentação sobre as atividades da afiliada e voltou a relatar a política para o desenvolvimento do algodão no exterior.  Em seguida, conheceu o moderno Laboratório de Análise de Pluma de Algodão da Ampasul, instalado no mesmo prédio.

Neste ano agrícola que se finda, 2020/2021, Mato Grosso do Sul cultivou 23.017 hectares de algodão, na maioria primeira safra. A produtividade prévia está em 321@/ha e está com 88,7% das áreas de algodão do estado certificadas no programa ABR/BCI.

Fonte: Ampasul

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima