Empresas têm recebido falsas notificações atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). Reforça-se a orientação de checar a origem da mensagem e denunciar o caso pelos canais de atendimento oficiais.
Denúncias relatam que a notificação informa abertura de reclamação de um consumidor, com um link para visualizar detalhes do processo. O conteúdo, no entanto, é malicioso.
Há orientação para que as mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp não sejam abertas, uma vez que as verdadeiras reclamações são oriundas dos canais oficiais e institucionais do Procon/MS. Os e-mails, nesse caso, são vinculados ao domínio “@procon.ms.gov.br”.
Salienta-se que esse golpe tem sido aplicado em âmbito nacional, envolvendo outros Procons, e é necessário redobrar a atenção e denunciar o recebimento deste tipo de mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br.
Em caso de dúvidas, está disponível o telefone (67) 3316-9800.
Fonte: Agência MS