
Aconteceu na última terça (25), no auditório da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, uma reunião com a Rede de Atenção e Proteção às mulheres e famílias. O foco primário desse encontro foi a discussão acerca da implantação do Programa Mulher Segura (PROMUSE), pela 4ª Companhia Independente de Polícia Militar.
O PROMUSE – Programa Mulher Segura MS, regulamentado pela Portaria PMMS nº 032/18, consiste em um policiamento orientado ao problema, que tem por objetivo o enfrentamento da violência doméstica, por meio de ações de prevenção, promovendo a segurança pública e os direitos humanos, realizando intervenções familiares com vítimas e agressores, encaminhando-os aos demais órgãos que compõem a rede de apoio e proteção.
A reunião contou com a participação da secretária de Assistência Social, sob o enfoque da Coordenadoria da Mulher, Secretarias Municipais (Saúde, Educação, Administração e Esporte), Ministério Público, representado pela promotora da 2ª Vara, Dr.ª Juliana Pelegrino, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho da Mulher, Secretaria de Conselhos Municipais, OAB, com a presença da vice-presidente da subseção Chapadão do Sul, Drª Anne Karine Rossi, além de vereadores.
A secretária de Assistência Social, Renata Gimenes, destacou a relevância do Programa Mulher Segura MS apresentado pela Polícia Militar. “Este programa é um marco na luta pela proteção e empoderamento das mulheres em nossa comunidade. Através de ações integradas buscamos oferecer um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, afirmou Renata. Ela ressaltou que a parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar é fundamental para fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança feminina. “Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres tenham acesso à informação e aos recursos necessários para se sentirem seguras e protegidas em nosso município”, concluiu.
O Comandante da 4ª CIPM, Major Adrian Giovanni Costa, falou da importância do PROMUSE e da articulação ali discutida. Conjuntamente com sua fala, os Tenentes Flávio e Medeiros, bem como a Cabo Andréia Palião, que comporão a equipe de execução do PROMUSE detalharam as minúcias do programa e, principalmente, reforçaram a importância da cooperação entre todos que ali se encontravam.
Uma das principais prioridades da gestão atual é o foco na família, por meio de trabalhos e projetos realizados em parceria com escolas, ESFs, CRAS, CREAS, entidades, setores públicos e empresários. O objetivo é o resgate de valores familiares e a salvaguarda dos direitos das vítimas, sem negligenciar a atenção às pessoas envolvidas nas relações de violência. Isso abrange não apenas o casal, mas também seus filhos, amigos, demais familiares e toda a sociedade. Além disso, ressalta-se a importância dos setores públicos e dos recursos que devem ser mobilizados para resolver essas questões.
Fonte: Assecom Prefeitura