Quem é Ismaily, atleta sul-mato-grossense convocado para a seleção brasileira
Ismaily Gonçalves dos Santos, de 28 anos, pouco conhecido no futebol brasileiro, não escapou do olhar do técnico Tite. Quarta opção para a lateral-esquerda, o nome do jogador sul-mato-grossense aparece na lista de convocação da seleção brasileira na última chamada antes da lista final para a Copa do Mundo.
O atleta foi chamado nesta terça-feira (20) para integrar o elenco que jogará os amistosos contra Rússia e Alemanha. Na sexta-feira, o Brasil enfrenta a Rússia, em Moscou, às 12h (de MS). Na terça-feira será a vez dos alemães, às 14h15, em Berlim.
O jogador é natural da pequena Angélica, de 10,4 mil habitantes, localizada na região sudeste do Estado, a 263 km de Campo Grande.
E foi vestindo a camisa do Ivinhema Futebol Clube que Ismaily se lançou no futebol. Em 2008, estava no time campeão estadual. O técnico Douglas Ricardo, campeão daquele time, conta que conhece Ismaily desde os 15 anos. “Tinha muita força, habilidade, dava para ver que tinha futuro. Ficamos felizes e orgulhosos, principalmente para a região do Vale do Ivinhema”, diz o treinador.
O início da carreira não foi fácil e o jogador contava com a ajuda de várias pessoas, até mesmo para situações simples, como arrumar dinheiro para gasolina. “Hoje chegou ao topo, no maior do mundo, que é a seleção brasileira”, diz Douglas.
Ainda em 2008 foi negociado com a Traffic, grupo de direitos esportivos. No Brasil, passou rapidamente pelo Desportivo Brasil e São Bento, ambos de São Paulo. Foi para o futebol português, onde atuou pelo Estoril, Olhanense e Braga.
Pelo Braga enfrentou times de maior expressão, como Manchester United (ING), Udinense (ITA) e Galatasaray (TUR), pela Liga dos Campeões. O desempenho despertou o interesse do Shakhtar Donestsk, da Ucrânia, onde está desde 2013 hoje. São 124 jogos, com 12 gols marcados e 10 títulos comemorados desde então. Somente nesta temporada balançou as redes quatro vezes, algo pouco comum para um lateral, em 32 jogos, uma média de um gol a cada oito jogos.
A presença de vários jogadores do clube na seleção e posteriormente negociados com grandes clubes do mundo empolgou o jogador. Exemplo disso são Willian, hoje no Chelsea (ING), Fernandinho, no Manchester City (ING) e Douglas Costa, que passou pelo Bayern de Munique (ALE) e hoje está na Juventus (ITA).
Ao site Football.ua, o jogador falou sobre a possibilidade de chegar à seleção brasileira. “Sonho com isso, mas entendo o quanto é difícil. Fico feliz que muitos jogadores do Shakhtar recentemente tenham sido chamados para a seleção. Precisamos trabalhar, desenvolver e, possivelmente, um dia isso vai acontecer”, disse em 2016.
E o sonho se concretiza depois de duas baixas na seleção. Filipe Luís, do Atlético de Madrid (ESP) havia sido convocado, mas na semana passada sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda. Alex Sandro, da Juventus (ITA), foi chamado para seu lugar, porém, também foi cortado por lesão muscular na coxa direita.
CGNews