Reforma trabalhista e Funrural são temas do último dia de palestras na 26ª EXPOSUL
Com dois temas de relevada importância, não apenas para produtores rurais, mas também aos empresários e profissionais de contabilidade, o Sindicato Rural encerrou nesta sexta-feira (13) o ciclo de palestras da 26ª EXPOSUL.
Na abertura dos trabalhos, Elo Ramiro Loeff, produtor rural e diretor do Sindicato, lamentou a falta de interesse da comunidade em participar desse tipo evento, que oferece ao cidadão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre determinados assuntos, geralmente de grande utilidade no dia a dia.
O primeiro palestrante do dia, o advogado Dr. José Luiz Richetti, debateu sobre a “reforma trabalhista” e apresentou um estudo mais voltado ao produtor rural, com aspectos práticos de interesse da classe, como por exemplo, a diferenciação da responsabilização sobre grupo econômico, o que caracteriza grupo econômico, a responsabilidade de um sócio retirante, horas in itinere, desoneração de folha de pagamento, entre outros assuntos.
Na segunda palestra do dia, Dr. Carlo Daniel discorreu sobre o FUNRURAL, imposto estipulado pela Receita Federal, onde o produtor é obrigado a contribuir nas transações de compras e vendas dentro das atividades de produção rural. Criado há bastante tempo, o FUNRURAL nunca foi tão questionado como está sendo nos dias atuais, com os produtores vivendo momentos de incerteza quanto a sua legalidade ou não.
O palestrante tirou dúvidas e apresentou soluções para alguns problemas enfrentados pelos produtores rurais, porém, frisou: “…cada caso deve ser analisado separadamente e não existe uma solução linear para todo mundo”.
Participaram do evento, produtores rurais, empresários, administradores e contabilistas. O presidente do Sindicato Rural, Lauri Dalbosco, também fez questão de se fazer presente.