Com o objetivo de mostrar à população, aos prefeitos e vereadores de toda a região, o funcionamento do Consórcio Municipal da Saúde, a Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul realizou na tarde desta quarta-feira (9) uma Audiência Pública Regional, com a participação de gestores e legisladores dos municípios de Cassilândia, Costa Rica, Paraíso das Águas, Camapuã, Figueirão e Alcinópolis.
Edu Laudi Pascoski, prefeito de Itanhangá (MT) e expert nesse modelo de gestão em saúde, com vários de experiência, acompanhado de assessoras da Secretaria de Saúde do Mato Grosso, foi o responsável por apresentar o projeto aos presentes.
André dos Anjos, atual presidente da Câmara e idealizador deste projeto para a região, visitou Cuiabá, Sorriso e Itanhangá, municípios do Mato Grosso, onde esse modelo de gestão já funciona há pelo menos 20 anos e conseguiu melhorar em cerca de 70% a resolução de problemas de saúde dos participantes do consórcio.
Com o consórcio entre os municípios, há mais facilidade e melhores condições para a aquisição de medicamentos, equipamentos, contratação de especialidades, pacotes para cirurgia e, ainda, diminuir custos e zerar filas em consultas e cirurgias.
Para o presidente André dos Anjos, o encontro já deu resultados, a palestra esclareceu muitas dúvidas e o objetivo, agora, é colocar o projeto para funcionar.
Também presente ao encontro, o prefeito João Carlos Krug elogiou o novo modelo de gestão e disse ser essa uma forma de solucionar os problemas na área da saúde. “Acredito que estamos iniciando um novo modelo de saúde para a região”, afirmou João Krug.
Reinaldo Azambuja, governador do Estado, não pode estar presente mas, por meio de seu assessor, disse já ter aderido ao projeto e disponibilizou o Secretário de Saúde para dar todo o suporte necessário.
Também estiveram presentes os vereadores Tucano, Alline Tontini e Profª Almira.