Foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (21) a Resolução 603/2017, que dispõe sobre a reorganização do eleitorado de 29 municípios de Mato Grosso do Sul, cujas Zonas Eleitorais serão transformadas em postos de atendimento. A Resolução tem prazo de 60 dias para ser efetivada e o TRE/MS espera que Tribunal Superior acate esta nova disposição das Zonas Eleitorais no Estado.
A 48ª Zona Eleitoral de Chapadão do Sul, antes sob o risco de fechar, atende ainda os eleitores de Paraíso das Águas, o mais novo município do Estado. Demais localidades também terão o seu eleitorado redistribuído para Zonas mais próximas.
A decisão de reorganizar as Zonas Eleitorais, segundo o TRE/MS, foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral para que os Tribunais Regionais fechassem Zonas do interior dos Estados que não atendessem os parâmetros estabelecidos pela Resolução TSE nº 23.422/2014.
Chapadão do Sul conta, atualmente, com 15.718 eleitores aptos a votar e não atenderia ainda a determinação do Ministro Gilmar Mendes, que seria em torno de 17 mil votantes.
Valéria Ortiz, Chefe do Cartório Eleitoral de Chapadão do Sul, lembra que o cadastro biométrico continua em andamento e convoca os cidadãos para que o façam o mais rápido possível. Por enquanto não há uma data máxima para o cadastramento, porém, a partir do momento que for estipulado um prazo, todo eleitor que não cumprir com as novas regras estará impedido de votar no próximo pleito.
Veja como ficará a nova configuração das Zonas Eleitorais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
-Paranhos direcionado para a 1ª Zona Eleitoral de Amambai;
-Anaurilândia para a 6ª Zona Eleitoral de Bataguassu;
-Figueirão para a 14ª Zona Eleitoral de Camapuã;
-Coronel Sapucaia para a 19ª Zona Eleitoral de Ponta Porã;
-Inocência para a 23ª Zona Eleitoral de Água Clara;
-Eldorado e Itaquiraí para a 25ª Zona Eleitoral de Iguatemi;
-Pedro Gomes para a 26ª Zona Eleitoral de Sonora;
-Sete Quedas e Tacuru para a 33ª Zona Eleitoral de Mundo Novo;
-Rochedo para a 34ª Zona Eleitoral de Bandeirantes;
-Alcinópolis para a 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica;
-Rio Negro e Corguinho para a 40ª Zona Eleitoral de São Gabriel do Oeste;
-Laguna Carapã para a 43ª Zona Eleitoral de Dourados e;
-Paraíso das Águas para a 48ª Zona Eleitoral de Chapadão do Sul.
Ainda de acordo com o TRE, os eleitores dos municípios cujas Zonas Eleitorais foram extintas continuam votando normalmente nos mesmos locais, bem como poderão se dirigir ao posto de atendimento local caso necessitem dos serviços da Justiça Eleitoral, como tirar o primeiro título, segunda via, fazer revisão ou transferência.
Notícia correlata
Cartório Eleitoral convoca eleitores para a coleta de dados biométricos