A BR-163/MS vai perder o status de “rodovia da morte” e passará a ser considerada Rodovia da Vida. O novo cenário se deve à operação da infraestrutura da via que foi apresentada nesta quinta-feira (9) ao governador André Puccinelli e ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, pela empresa CCR MSVia responsável pela concessão dos serviços da BR-163.
A empresa CCR MSVia, concessionária responsável pela administração da BR-163/MS nos próximos 30 anos vai recuperar, duplicar, manter e conservar 806 quilômetros da via que corta o Estado de Norte a Sul investindo R$ 3,4 bilhões apenas nos próximos cinco anos. Estes valores podem chegar a R$ 5,5 bilhões durante todo o período concessório.
De acordo com o ministro, Paulo Sérgio Passos, este é um espaço convergente do Estado de Mato Grosso do Sul e que beneficia o transporte da agroindústria, comércio e turismo da região. “Desejo que toda circulação nesta rodovia seja feita de forma que preserve a vida. Será uma rodovia de primeiro mundo e feita dentro de um prazo pequeno”, contabilizou.
A satisfação do ministro em conhecer os equipamentos, pessoal e tecnologias aplicadas para melhoria da rodovia marca, segundo ele, a oportunidade de começar a disponibilizar para os usuários um conjunto de equipamentos e suportes ligados diretamente à segurança. “Os trabalhos de ampliação vão começar e a concessionária tem que entregar uma via totalmente duplicada. É uma preocupação grande do Ministério dos Transportes que gradualmente vai se materializando. É um espaço dotado de um grande eixo rodoviário com estrada e atendimento ao usuário de primeiro mundo”, completou o ministro dos Transportes.
O espaço ainda será indutor para o desenvolvimento e progresso de Mato Grosso do Sul de acordo com Paulo Sérgio Passos. “Ainda estamos atentando para a redução das estatísticas de acidentes que em parte são contabilizados por não termos uma rodovia duplicada oferecendo o melhor para os sul-mato-grossenses. Realidade que não vai mais existir. Queremos entregar uma rodovia moderna e duplicada para a população”, declarou Passos.
Pedágio
De acordo com o governador, a cobrança do pedágio só será feita após a conclusão de 10 por cento das obras, realidade nada semelhante em outras localidades. “Existem locais em que esta cobrança se dá apenas com cinco por cento das obras concluídas. Aqui houve uma parceria para que os valores sejam os menores possíveis”, declarou Puccinelli.
O Grupo CCR assegurou a concessão da BR-163/MS em dezembro de 2013, no leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A companhia ofereceu a menor tarifa básica de pedágio, no valor de R$ 4,38 a cada cem quilômetros rodados em nove praças. “Em âmbito de Brasil é uma das obras mais baratas pela segurança e qualidade de primeiro mundo que trará. A BR-163 é o grande desejo da população de Mato Grosso do Sul e de quem por ela trafega. É uma conquista”, reinterou André.
Os municípios de Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Pedro Gomes e Sonora serão beneficiados diretamente com as obras da rodovia.
Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, os impactos serão positivos para as cidades que cortam a rodovia, além de ser a realização de um sonho antigo de todas as regiões. “Temos o maior celeiro de produção de grãos do país e esta rodovia escoa grande parte de tudo que é cultivado aqui”, comemorou.
Este trecho da rodovia era conhecido como a rodovia da morte, segundo o prefeito Rolim. “Além da importância econômica essa rodovia representa a certeza de redução de acidentes ou até mesmo de índices zerados para mortes neste trecho. Ela deixará de ser a rodovia da morte e passará a ser a rodovia que preserva vida. É um sonho de muitos anos”, declarou o prefeito.
Fonte: Notícias MS