DestaqueEconomia

Rumo e ECTP inauguram novo terminal ferroviário em Chapadão do Sul

As empresas Rumo Logística e a ECTP, Engelhart Commodities Trading Partners, unidade de negociações de commodities do Banco BTG Pactual, inauguraram nesta quarta-feira (4), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a ampliação do Terminal Multimodal Ferroviário de Chapadão do Sul. A unidade representa avanço no desenvolvimento da região e traz impactos positivos à economia local, por meio da geração de emprego e renda, bem como pela arrecadação de impostos e aumento no consumo de produtos e combustíveis.

A unidade possui 60 mil metros quadrados, com capacidade de 30 mil toneladas estáticas e 15 mil toneladas de carregamento diário de soja, milho, açúcar, álcool e outras commodities.

Em atividade desde o ano passado, a unidade aumentou a movimentação de produtos, saltando de 600 mil para 1,2 milhão de toneladas ano, com projeção de alcançar, a partir de 2019, o total de 2 milhões de toneladas ano. Além disso, vai gerar 100 empregos diretos e mil indiretos, reduzindo o custo do escoamento das safras, aumentando ganho aos produtores e incentivando a atividade econômica.

Desenvolvimento

O prefeito João Carlos Krug afirmou que a inauguração do Terminal Modal representa um marco no desenvolvimento do município. Segundo ele, criou-se grande expectativa em 1999, quando foi inaugurada a FERRONORTE, porém, a região pouco pôde aproveitar, porque à medida em que eram inaugurados novos terminais, como em Rondonópolis (MT), Alto Taquari (MT) e Alto Araguaia (MT), o volume da unidade de Chapadão do Sul foi diminuindo, até encerrar as operações em 2013.

“É um novo marco. Nós sempre esperamos por uma ferrovia operante desde 1999, quando a FERRONORTE foi inaugurada para trazer progresso. Tudo foi tão rápido que não teve como a gente aproveitar. Hoje vemos um terminal de embarque sofisticado, para toda região, que vai agregar valor a nossa produção agrícola. Isso significa menos caminhões, o que vai dar mais segurança também nas rodovias. Em contrapartida, o terminal ainda nos traz a geração de emprego e renda”, disse o prefeito.

Disse ainda João Carlos Krug que o investimento representa o bom momento que vive Chapadão. “Além disso, nós temos a construção de uma revenda de tratores que vai investir aqui, com prédio próprio, temos a segunda maior empresa de defensivos do Brasil que também está investindo aqui. Temos a construção de três usinas hidrelétricas na região, o que mostra que as pessoas estão procurando Chapadão do Sul para investir”.

Parceria

O presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana Neto, lembrou que o terminal é o resultado de uma parceria que vem sendo cultivada há muito tempo, com apoio do Governo do Estado e do Prefeito João Carlos Krug, em busca de desenvolver projetos que possam alavancar a geração de renda. “A reinauguração deste terminal é um marco para a gente da Rumo. A última vez que foi operado foi em 2013, depois ficou abandonado e as máquinas foram retiradas daqui. Com esta parceria, conseguimos o feito de hoje inaugurar uma unidade de primeiro mundo, com tecnologia de ponta, altíssima produtividade e que vai trazer muitas alegrias para a Rumo, Chapadão do Sul e Governo do MS”.

Adriano Antunes, diretor de logística da ECTP, explicou que a empresa é umas das mais importantes do país no segmento. “A empresa começou em 2013, como plataforma global de commodities do Banco Pactual. Operamos assim até 2015, quando chegamos ao auge do nosso volume, movimentando 4 milhões e meio de toneladas nos principais portos do Brasil. No fim de 2015, começamos a movimentar em Chapadão do Sul e chegamos a 600 mil toneladas de soja em 2017, e hoje podemos chegar a 2 milhões. Estamos em todos os continentes, com soja, milho, açúcar, metais, minerais e petróleo, fazendo a rota, principalmente, do Brasil à China”.

Investimentos

Para o secretário Jaime Verruck a ferrovia reforça o potencial logístico de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o Governo do Estado busca a abertura de ferrovias, tanto que, além de Chapadão do Sul, abriu terminal de celulose em Aparecida do Taboado, permitindo transporte pela FERRONORTE. Os pontos de escoamento representam melhor custo ao produtor, uma vez que MS cresceu bastante nos últimos cinco anos, chegando à produção de 9,5 milhões de toneladas, e 400 mil hectares de produção nos últimos dois anos.

O objetivo, segundo ele, é estar ligado diretamente ao porto de Santos e a portos do Chile.  “Hoje nós temos dois pontos. Um de commodities e outro de celulose. Para a logística, os resultados têm sido ótimos, pois em termos de preço já melhorou para o produtor. Chapadão do Sul concentra produção onde Embarcamos soja dos municípios agrícolas de São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Alto Araguaia (MT), Alto Taquari (MT) e a produção local de Chapadão do Sul. Se o fluxo se deslocar para cá, o preço melhora, pois cai o custo com logística. Além disso, beneficia a geração de emprego, a economia local, pois os caminhões vêm para cá e consomem o diesel oferecido por aqui”.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, acompanhado da Primeira Dama e secretária de Assistência Social, Maria Das Dores Zocal Krug, dos vereadores Prof. Cícero e Alline Tontini, do presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana Neto, do diretor de Logística da ECTP Brasil, Adriano Antunes, do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, do deputado Estadual Paulo Corrêa, do vice-presidente de Operações Norte da Rumo, Darlan Fábio de David, do diretor-geral da ECTP, Ozeias Oliveira, do representante do Grupo ATT, Sérgio Bonocielli Júnior, do presidente da Federação das Associações Empresariais de MS e representante da Fiems e Fecomércio, Alfredo Zamlutti, do presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco,  e Secretários municipais de Chapadão do Sul.

MSTodoDia

Imagens: Ronaldo Araújo

Mostrar Mais
EMBUTIDOS

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima