Será inaugurado nesta sexta-feira (16), em Rio Verde (GO), o terminal ferroviário da empresa Rumo, concessionária da Ferrovia Norte-Sul. O município goiano é um dos principais polos do agronegócio no Centro-Oeste.
O evento marca a conclusão das obras da ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.
A obra foi idealizada por D. Pedro II, ainda na época do império, porém, as obras só tiveram início em 1986, no governo Sarney.
Em 31 de julho de 2019, o então Ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, assinou o contrato de concessão para a empresa RUMO que, nos últimos quatro anos, construiu três terminais (São Simão e Rio Verde, em Goiás, e Iturama, Minas Gerais), com investimentos de R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante.
Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste.
Com 2.257 quilômetros (km) de extensão, a ferrovia atravessa quatro regiões.
O evento em Rio Verde está marcado para as 10h30 e deverá contar com as presenças de Lula, Renan Filho (atual ministro dos Transportes), autoridades federais, estaduais e municipais e representantes da empresa responsável pela entrega do terminal.
Fonte: Agência Brasil