A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) iniciou na segunda-feira (26) as atividades preventivas em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no dia 25 de janeiro. As ações serão realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde dos 79 municípios onde serão ministradas palestras sobre a doença, avaliação médica e exames.
De acordo com o gerente técnico do Programa de Controle a Hanseníase (PCH) da SES, Luís Carlos de Oliveira, as ações de controle da doença, além de orientar a população, também estarão focadas na capacitação dos profissionais de saúde nos municípios do interior.
“Tanto a Capital como os municípios do interior realizarão orientações, exames e palestras voltadas à conscientização sobre a hanseníase. É importante que a população tenha conhecimento sobre esta doença silenciosa para que o seu diagnóstico seja precoce”, disse Luís.
Além do cronograma de orientações, também estão previstas a partir de fevereiro as capacitações dos profissionais de saúde dos municípios do interior. As capacitações acontecem entre os dias 9 e 13 e terão prosseguimento o mês de maio.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável, suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos.
A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.
Em Chapadão do Sul, a Secretaria de Saúde promove campanhas educativas nos postos de saúde durante a espera para as consultas médicas e está intensificando a prevenção durante as visitas domiciliares dos agentes de saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal