Saúde monitora qualidade da água em Chapadão do Sul
O controle da qualidade da água de consumo humano se tornou uma ação de saúde pública a partir da década de 1970, quando a portaria nº 52 Bsb 77 do Ministério da Saúde instituiu a norma de potabilidade em todo o território nacional.
Muitas enfermidades são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros. Por isso, a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante do setor de saúde.
A Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (VIGIAGUA) tem como finalidade o mapeamento de áreas de risco quanto à potabilidade da água para consumo humano, em determinado território, com vistas a:
*Redução da morbimortalidade por doenças e agravos de veiculação hídrica;
*Avaliação, gerenciamento e comunicação do risco à saúde decorrente das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
*Monitoramento sistemático da potabilidade da água para consumo humano, nos termos da legislação vigente;
*Coordenação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA).
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realiza semanalmente coleta de amostras de água que são enviadas ao Laboratório Central (LACEN) de Mato Grosso do Sul para que sejam realizadas as análises microbiológica e físico-química para atestar a qualidade da água de nosso Município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal