Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde firmam parceria no Programa Criança Feliz
A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e respectivas coordenações, promoveram um encontro entre as equipes do Programa Criança Feliz e Agentes de Saúde. O evento aconteceu no dia 20 de setembro no Cento de Convivência do Idoso, com o objetivo de integrar, por meio de parcerias entre as equipes, os serviços ofertados às famílias cadastradas no CadÚnico, conforme o perfil do Programa.
O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, fundamentado na Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância. A primeira Infância é o período que abrange os seis primeiros anos de vida, ou seja, os 72 meses de vida de uma criança.
Um dos objetivos do Programa Criança feliz é auxiliar as famílias, especialmente a pessoa que cuida e acompanha o desenvolvimento da criança no seu dia a dia. As visitas semanais, sugestões de metodologias de atividades interativas com os pequenos, desde a fase da gestação ao nascimento até os 3 anos de idade ou até os 6 anos no caso de a criança receber o Benefício de Prestação Continuada, (BPC), tem significado um ganho na promoção do fortalecimento dos vínculos familiares.
O Programa Criança Feliz é um dos serviços vinculados aos CRAS e busca interagir com as equipes intersetoriais com o objetivo de atender as famílias em sua integralidade.
A Secretaria de Assistência Social agradece a coordenadora Municipal da Atenção Primária na Secretaria de Saúde, Karla Viviane Pereira da Silva, e aos Agentes de Saúde pela participação efetiva, Agradecer pela colaboração e presença da coordenadora de proteção social básica e média complexidade Valéria Lopes Santos e a todos os demais colaboradores na efetivação de mais uma importante ação social em prol das famílias, em especial, no cuidado com seus pequenos desde a Primeira Infância.
Fonte: Assecom PMCS