Política

Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para visitadores do programa Criança Feliz

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro a Secretaria de Assistência Social, por intermédio da equipe do Programa Criança Feliz, capacitou as visitadoras que serão responsáveis pelo atendimento domiciliar às gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias que irão fazer do Programa no município.

Também participaram da capacitação as cuidadoras da casa de acolhimento e representantes do comitê gestor municipal, as quais participam ativamente da implantação e monitoramento do programa.

A referida capacitação, com carga de 40 horas, abordou os seguintes temas:

-A importância da primeira infância no desenvolvimento da criança;

-O Programa Criança Feliz no SUAS;

-Família e Visita Domiciliar;

-Acolhida e Primeiras Visitas;

 -Participação no seminário “Empodera&Ação: O poder da mulher no combate à violência”;

-Oficina “Brinquedo e brincadeira: fortalecendo vínculo entre o cuidador e a criança”;

-Planejamento da Visita Domiciliar;

-Atividade Prática (visita domiciliar);

-Comportamento ético e Análise da experiência prática;

-Apresentação do Plano de Ação Municipal do Programa Criança Feliz.

 

Após essa etapa iniciam-se as visitas domiciliares às primeiras famílias selecionadas que compõe o público prioritário: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC e suas famílias.

 

Objetivo

-Promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância;

-Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

-Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância.

-Fortalecer as competências familiares para que as famílias fortaleçam as competências das crianças.

-Mediar o acesso da gestante, das crianças e das suas famílias a políticas e serviços públicos; e

-Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Trata-se de um trabalho intersetorial previsto na Resolução nº. 19, de dezembro de 2016, cuja consecução dos objetivos perpassam pelo “ fortalecimento da intersetorialidade nos territórios entre as políticas públicas setoriais, em especial assistência social, saúde, cultura e educação, e com Sistema de Justiça e de Garantia de Direitos”.

A Oficina “Brinquedo e brincadeira: fortalecendo vínculo entre o cuidador e a criança”, realizada pelo Professor Wagner Silvestre, foi resultado da interlocução entre o Comitê Gestor Municipal e a Secretaria de Educação, o que evidencia a importância da intersetorialidade no desenvolvimento do programa Criança Feliz.

Também, devemos destacar a campanha de arrecadação de livros infantis, organizada pela Secretaria de Cultura, como outra ação intersetorial importante para execução do plano de ação.

 

Assecom

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima