Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para visitadores do programa Criança Feliz
Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro a Secretaria de Assistência Social, por intermédio da equipe do Programa Criança Feliz, capacitou as visitadoras que serão responsáveis pelo atendimento domiciliar às gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias que irão fazer do Programa no município.
Também participaram da capacitação as cuidadoras da casa de acolhimento e representantes do comitê gestor municipal, as quais participam ativamente da implantação e monitoramento do programa.
A referida capacitação, com carga de 40 horas, abordou os seguintes temas:
-A importância da primeira infância no desenvolvimento da criança;
-O Programa Criança Feliz no SUAS;
-Família e Visita Domiciliar;
-Acolhida e Primeiras Visitas;
-Participação no seminário “Empodera&Ação: O poder da mulher no combate à violência”;
-Oficina “Brinquedo e brincadeira: fortalecendo vínculo entre o cuidador e a criança”;
-Planejamento da Visita Domiciliar;
-Atividade Prática (visita domiciliar);
-Comportamento ético e Análise da experiência prática;
-Apresentação do Plano de Ação Municipal do Programa Criança Feliz.
Após essa etapa iniciam-se as visitas domiciliares às primeiras famílias selecionadas que compõe o público prioritário: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC e suas famílias.
Objetivo
-Promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância;
-Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
-Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância.
-Fortalecer as competências familiares para que as famílias fortaleçam as competências das crianças.
-Mediar o acesso da gestante, das crianças e das suas famílias a políticas e serviços públicos; e
-Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
Trata-se de um trabalho intersetorial previsto na Resolução nº. 19, de dezembro de 2016, cuja consecução dos objetivos perpassam pelo “ fortalecimento da intersetorialidade nos territórios entre as políticas públicas setoriais, em especial assistência social, saúde, cultura e educação, e com Sistema de Justiça e de Garantia de Direitos”.
A Oficina “Brinquedo e brincadeira: fortalecendo vínculo entre o cuidador e a criança”, realizada pelo Professor Wagner Silvestre, foi resultado da interlocução entre o Comitê Gestor Municipal e a Secretaria de Educação, o que evidencia a importância da intersetorialidade no desenvolvimento do programa Criança Feliz.
Também, devemos destacar a campanha de arrecadação de livros infantis, organizada pela Secretaria de Cultura, como outra ação intersetorial importante para execução do plano de ação.
Assecom