Secretaria de Educação de Chapadão do Sul foca na educação integral
O desafio é preparar a rede municipal de ensino para, gradativamente, implantar a escola integral no município. Por isso, vários temas são abordados e a Secretaria trabalha na capacitação dos profissionais, buscando alternativas em várias áreas e temas que serão incluídos nesse formato.
Nesta semana alguns professores, coordenadores e diretores das escolas municipais estão aprendendo noções básicas de jardinagem, floricultura e paisagismo. São objetivos do curso oferecido à rede municipal de ensino, por meio do Sindicato Rural, iniciativa do SENAR/MS, e que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Educação. As aulas iniciaram nesta terça-feira (12) e terminam na sexta-feira (15), com carga horária de 32 horas.
A intenção é ensinar aos participantes a produção de plantas ornamentais, execução de projetos de paisagismo e manutenção dos espaços. Haverá também noções de manejo de ferramentas básicas, além de técnicas atuais, aproveitando resíduos e materiais de nossa região. O objetivo é criar um projeto paisagístico e executá-lo na Escola Municipal Cecília Meireles, onde os participantes irão decorar a entrada da escola, construir um jardim, inclusive um pergolado, uma estrutura decorativa formada por colunas e vigas e que podem ser usadas para suporte de plantas do tipo trepadeiras.
Serão aproveitadas mudas e plantas já existentes na escola, no viveiro municipal e contamos mais uma vez, com a extraordinária parceria e colaboração do campus UFMS, na cedência de ferramentas, espaços, mão-de-obra, adubação, orientação e acompanhamento do profissional, técnico agrícola do SENAR Lucas Teixeira.
“O curso é uma boa oportunidade de capacitação de professores, coordenadores e diretores das escolas municipais, que assim poderão enriquecer seus currículos, aprender novas técnicas e expandir em todas as escolas urbanas e rurais, novos projetos de atividades, envolvendo a aprendizagem dos alunos, pais, funcionários e demais professores. Isso fortalece a consciência ambiental de relevância social, promove uma educação crítica e reflexiva, além de embelezamento, terapia, saúde, criatividade, com mais qualidade de vida para todos. Contribui para um ambiente mais agradável socialmente e ambientalmente”, conclui o secretário de educação Guerino Perius.
Assecom