Secretaria de Saúde divulga relatório do Projeto Cidade Limpa
Uma das primeiras ações de sucesso da atual Administração Municipal, o Projeto Cidade Limpa, percorreu todos os bairros e o centro da cidade promovendo trabalho de conscientização dos moradores e também realizando o recolhimento de entulhos que poderiam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chinkungunya, zika, entre outras doenças.
No final da semana passada, a Secretaria de Saúde divulgou o relatório final de todas as ações desenvolvidas durante a grande mobilização do Projeto, que começou no dia 18 de janeiro e que continua ao longo do ano, contando sempre com a colaboração dos moradores.
Durante o período de mobilização foram desenvolvidas ações integradas, envolvendo secretarias municipais, além do apoio de diversos órgãos e entidades.
De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Vetores, a mobilização foi um sucesso.
Veja os números.
– Visitas domiciliares realizadas – 8.597;
– Imóveis fechados———————871;
– Imóveis recuperados—————–198 até o momento, ainda estamos voltando nesses imóveis fechados;
– Focos recolhidos———————261 (percentual de 95% do mosquito Aedes Aegypti);
– Foram retirados 56 caminhões caçamba de entulhos, com possíveis criadouros do mosquito;
– Foram realizadas pelos agentes de endemias seis notificações para regularização de quintais sujos;
– Foram repassadas 06 denúncias de água servida na rua e terrenos particulares com mato alto, para os fiscais de postura;
– 04 denúncias para Vigilância Sanitária;
– 01 denúncia de maus tratos aos animais para o canil.
– 01 denúncia de maus tratos a idosos que foi levado para o ESF da vítima, onde a enfermeira responsável tomou devidas providências.
Durante o encerramento desta fase de mobilização do Projeto, no Centro de Convivência da Melhor Idade, o Secretário de Saúde João Nunes agradeceu à empresa responsável pela limpeza da cidade pela colaboração e todas as entidades e órgãos envolvidos.
Dengue
Também foram atualizadas as notificações de dengue em Chapadão do Sul, com:
– Um caso positivo;
– Dois investigados;
– Um negativo;
– Um em aberto, por tratar-se de um paciente andarilho.
Apesar do fim da fase de mobilização, a Campanha continua ao longo do ano, promovendo a conscientização dos moradores, o trabalho de visita às residências e eliminação dos focos do mosquito. A participação da população é fundamental, pois o período de chuva continua.
O trabalho de recolhimento vai continuar conforme o cronograma da empresa Repram.
Assecom