Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (09), na Praça de Eventos, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, realizou a entrega de novas viaturas, equipamentos de segurança e armamentos, destinados ao 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul e à 4ª CIPM, Companhia Independente da Polícia Militar, que atende aos municípios de Figueirão, Costa Rica, Paraíso das Águas, Camapuã e Chapadão do Sul. No total foram entregues 11 viaturas, 93 coletes à prova de bala e 10 armas longas, que somados totalizam um investimento de mais de R$ 560 mil, por meio do programa “MS Mais Seguro”.
O evento contou com a presença dos prefeitos João Carlos Krug (Chapadão do Sul), Waldeli dos Santos Rosa (Costa Rica) e Ivan da Cruz Pereira (Paraíso das Águas), autoridades civis e militares, secretários municipais e vereadores de Chapadão do Sul e região.
O Chefe do Executivo de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, em nome de todos os prefeitos, agradeceu pelos investimentos recebidos e solicitou ao Secretário de Estado, o aumento do efetivo policial no município. Lembrou João Carlos Krug dos recentes crimes acontecidos na cidade, que envolveram jovens da comunidade, membros de famílias de bem e que, infelizmente, resultou na morte de um adolescente. Apesar disso, Chapadão do Sul não é uma cidade violenta. O que falta é mais policiais nas ruas e ações efetivas, tanto da Polícia quanto dos políticos, que impeçam o descaminho dos nossos jovens.
Ressaltou que o triste fato ocorrido na comunidade seja um marco na história de Chapadão do Sul e que, no futuro, possa se dizer que crimes como este nunca mais aconteceram.
“Precisamos mais homens, armas, coletes e viaturas, e temos a certeza que o Secretário nos atenderá”, finalizou João Carlos.
José Carlos Barbosa falou da crise na segurança pública que assola o país e ressaltou que, Mato Grosso do Sul é um dos poucos Estados da Federação a manter o salário dos servidores em dia. Afirmou ainda o Secretário que, Mato Grosso do Sul, apesar dos mais de 1500 km de fronteira, não é um espaço aberto à criminalidade. “Temos os policiais mais bem preparados e eficientes do País. Militares que não vestem apenas uma farda, mas a vocação de ser Policial Militar”, disse o Secretário.
Atualmente, o MS possui em torno de 16 mil presos e apenas sete mil vagas. “Necessitamos rediscutir o sistema prisional, precisamos construir mais presídios para, quem sabe, no futuro voltar a construir escolas”.
“A crise na segurança pública ultrapassa as barreiras estaduais para se tornar um problema nacional e Mato Grosso do Sul se sustenta graças a sua Polícia”. “Quero aqui voltar em breve, acompanhado do Governador, com mais viaturas. Trazer veículos adaptados, de acordo com o tipo de terreno de cada região”, afirmou o Secretário.
A solenidade desta manhã contou ainda com a participação do Projeto Música e Arte, por meio do professor Raul Martin Palomares e as cantoras Ariana Portz e Marielena Palomares, que executaram os Hinos Nacional e do Estado.