Equipe da SEDEMA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, de Chapadão do Sul realizou visita técnica a uma usina de reciclagem de resíduos de construção e em um aterro sanitário, em Campo Grande (MS).
Fizeram parte do grupo, o secretário da SEDEMA, Felipe Batista, o técnico em Atividades Organizacionais, Clederson Marchi e a Fiscal de Meio Ambiente, Priscila Quevedo.
No primeiro dia a equipe da SEDEMA visitou o aterro sanitário da empresa Solurb, acompanhados do engº civil Renato. Já no segundo dia, a equipe visitou a usina de reciclagem de resíduos da construção e demolição Ambiental Solutions, onde foram recebidos pelo proprietário Rodolfo e pela engª sanit. amb. Keiciane.
O intuito da visita foi o de conhecer as técnicas que a Solurb utiliza para operar o aterro sanitário em Campo Grande. O aterro é referência quanto à utilização de lona para recobrimento dos resíduos. “Por não utilizarem solo para recobrir o resíduo há um aumento na vida útil do aterro”, afirma a Fiscal de Meio Ambiente Priscila Quevedo
Na empresa Ambiental Solutions foi possível observar como é realizada a triagem dos resíduos da construção civil e demolição. As sucatas também são vendidas, os recicláveis passam pela unidade de triagem e são comercializados, as madeiras passam pelo picador e são vendidas como cavaco, e os entulhos são britados e comercializados como matéria-prima para construção civil, ou seja, “a empresa separa todos os resíduos e praticamente tudo é aproveitado”, garante o secretário Felipe.
O técnico em Atividades Organizacionais, Clederson, ressalta que muitas Prefeituras estão tomando providências na gestão dos resíduos da construção, prova disso é que no dia da visita à Ambiental Solutions a equipe da SEDEMA se encontrou com os técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Dourados que também estavam conhecendo o processo para implementar no município.
Assecom