SEDEMA e Canil municipal promovem o “Dezembro Verde Pet” com doações de cães e gatos
Nesta quarta-feira (11), a SEDEMA, por meio do canil municipal de Chapadão do Sul, promoveu doações de cães e gatos. Essa ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), por meio do Canil Municipal, iniciou a semana do “Dezembro Verde Pet”, um mês dedicado à conscientização e combate aos maus tratos e abandono de animais. A iniciativa surge em resposta ao aumento alarmante de casos de abandono de cães e gatos durante o período de festas de fim de ano, recesso de empresas e férias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, dezembro é um mês crítico para o abandono de animais, pois as pessoas, preocupadas com viagens e lazer, muitas vezes optam por soltar seus pets nas ruas, sem se preocupar com seu bem-estar ou deixá-los sob os cuidados de alguém responsável. Além do abandono, os casos de maus tratos também preocupam, incluindo privação de bem-estar, agressões físicas, desnutrição e falta de assistência veterinária.
Maus tratos e abandono ainda são uma triste realidade em nosso país e, consequentemente, em Chapadão do Sul. Por isso, a SEDEMA destaca a importância de abordar o tema e aderir à campanha de conscientização da população sobre a responsabilidade e respeito aos animais.
Se avistar um animal na rua, a mensagem é clara: não maltrate, ofereça alimento se puder e trate-os com respeito. A adoção responsável é uma forma de contribuir para um mundo mais digno e humano.
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA, reforça o compromisso com o bem-estar animal e convida a comunidade a unir esforços nessa causa, garantindo um ambiente mais acolhedor e seguro para todos os seres vivos.
Os documentos necessários para adotar um animal na prefeitura de Chapadão do Sul, MS, são: RG e CPF do tutor, comprovante de residência recente (dos últimos três meses).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal