A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), realizou, na última segunda feira (12), o segundo leilão da venda de materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva do ano de 2022. Os lotes de recicláveis, como plásticos, papelão, metais, sucatas, cobre, tetra pak e outros, geraram o valor de R$ 398 mil aos cofres públicos.
O Prefeito João Carlos Krug comemorou o resultado e agradeceu o empenho da equipe da CTR e de toda a comunidade sul-chapadense. Isso mostra que a população está colaborando na separação de seus resíduos recicláveis e a cada dia está aderindo ainda mais ao programa da coleta seletiva e às ações de educação ambiental propostos pela administração municipal.
A Sedema informou que a soma dos dois leilões em 2022 somaram 624 mil reais. Importante lembrar que o Executivo destina 15% da soma total da arrecadação anual dos recicláveis aos trabalhadores da CTR, conforme prevê a Lei Municipal 1.269, de 18 de junho de 2021. No ano de 2021 foram devolvidos R$ 102.232,50, gerando um 14º Salário de 2.690,33, que foram pagos em duas parcelas a 38 colaboradores que se enquadraram nos requisitos estipulados pela lei para recebimento. Em 2022, o valor será apurado ainda este mês e pago junto a folha de dezembro.
Segundo o Secretário da Sedema, José Teixeira Junior, somando os anos de 2021 e 2022 a prefeitura já arrecadou mais de 1 milhão e 300 mil reais. “Somando os anos de 2021 e 2022 obtivemos números superiores a 1 milhão e 300 mil reais, valores recordes de faturamento com os leilões de recicláveis. Isso significa retorno em obras, bens e serviços a nossa população. Outro ponto importante é a valorização dos servidores da Central de Tratamento de Resíduos, que terão um décimo quarto salário com um bom valor. A intenção é que a CTR e a coleta de lixo sejam sustentáveis e se paguem com os próprios recursos gerados. Pedimos que a população continue nos ajudando a separar os resíduos, tanto para benefício do município e meio ambiente, como para cuidados com quem o manuseia, durante a separação e destinação final”, finaliza.
A Prefeitura Municipal parabeniza os funcionários que trabalham na Central de Tratamento de Resíduos – CTR, e atuam na coleta, triagem dos resíduos, pelo resultado alcançado.
A Coleta Seletiva dos recicláveis ocorre toda quarta-feira, portanto, separe seu lixo seco e coloque na terça à noite para o recolhimento. O lixo orgânico é recolhido nos demais dias da semana, exceto aos domingos.
Mais informações sobre a coleta seletiva podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, através do telefone: (67) 3562-5672 ou ainda pelo WhatsApp (67) 9-9618-3431.
Fonte: Assecom / Prefeitura