Em duelo eletrizante, com direito a oito bolas na rede, a SERC/UCDB (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco) alcançou a primeira vitória na LFF (Liga Feminina de Futsal). A equipe sul-mato-grossense bateu o Guibon Foods/Cianorte (PR) por 5 a 3, no domingo (25), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande. A partida foi válida pela sexta rodada.
A SERC/UCDB carrega o nome do Estado pela primeira vez na principal competição de calendário extenso do futsal feminino brasileiro. Para isso, o clube conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
E o primeiro triunfo na LFF foi com emoção. Perdendo por 3 a 1, a SERC/UCDB pressionou a equipe paranaense e conseguiu a virada no segundo tempo. Os gols da vitória foram marcados por Julia, Thaynara, Dani, Aninha e um contra.
Com o resultado, o representante de Mato Grosso do Sul sobe na tabela e chega à oitava colocação, somando cinco pontos (uma vitória, dois empates e uma derrota). Vale ressaltar que a equipe tem um jogo a menos que os adversários e pode encostar nos primeiros colocados caso mantenha a série positiva.
O Taboão Magnus (SP) lidera o campeonato, com 12 pontos. O restante da classificação está assim: Leoas da Serra/SC (2º – 9 pontos), Barateiro Havan/SC (3º – 8 pontos), Telêmaco Borba/PR (4º – 8 pontos), Stein Cascavel/PR (5º – 6 pontos), Female/UnoChapecó/SC (6º – 6 pontos), Londrina/PR (7º – 6 pontos), SERC/UCDB/MS (8º – 5 pontos), São José/SP (9º – 5 pontos), Unidep/Pato Branco/PR (10º – 3 pontos), ADEF/DF (11º – 3 pontos) e Guibon Foods/Cianorte/PR (12º – 2 pontos).
Com chancela da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), a LFF segue o sistema formato de pontos corridos. A competição teve início no dia 8 de abril e o campeão será conhecido em 18 de novembro. A primeira fase é disputada em turno único (só ida), no sistema “todos contra todos”, totalizando 11 rodadas. Os oito melhores classificam-se para a fase “mata-mata”: quartas de final e, posteriormente, semifinal e final, com partidas de ida e volta.
O próximo compromisso da SERC/UCDB será pela Copa do Brasil. O time encara no domingo (2), às 9h30 (horário de MS), o Uirapuru (MT), em duelo de volta. A partida ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande. Por ter vencido a partida de ida por 3 a 2, em Várzea Grande (MT), a equipe sul-mato-grossense agora entra em quadra com a vantagem do empate para assegurar a classificação à próxima fase.
Na foto oficial a equipe prestou uma homenagem ao ex-presidente da SERC, João Félix Marinho Boteselle, falecido no último dia 15 de junho.
Félix, além de presidir a SERC por vários anos no futebol profissional, também apoiou o esporte amador, como é o caso do FUTSAL e foi um dos grandes responsáveis pela união SERC/UCDB, equipe que muito bem tem representado o Mato Grosso do Sul nas competições nacionais.
Lucas Castro, Fundesporte / Redação Diário Chapadense