DestaquePolícia

Série de incêndios criminosos põe em risco a população de Chapadão do Sul

Na noite desta quarta-feira (27), por volta das 22h00, uma série de incêndios na área urbana de Chapadão do Sul mobilizou o Corpo de Bombeiros.

O primeiro episódio aconteceu às margens da rodovia MS 306, próximo à rotatória da colheitadeira, onde populares dizem ter visto adolescentes ateando fogo e, logo em seguida, fugindo do local.

Na sequência, um novo foco se iniciava no Bairro Esperança, próximo ao clube Pantanal e, simultaneamente, a terceira queimada se propagava na Rua Um, próximo ao cemitério municipal.

Felizmente os Bombeiros agiram com rapidez e eficácia, evitando que as chamas se alastrassem e se tornassem incontroláveis, colocando em risco a população. A vegetação seca e a baixa umidade do ar, em virtude da estiagem, favorecem a propagação de incêndios que, além de danos à saúde, pode causar prejuízos materiais de grande monta.

Militares do Corpo de Bombeiros chegaram a realizar diligências na cidade com o objetivo de deter os marginais, porém, ninguém foi localizado.

Prevenção

Recentemente, de 26 de junho a 2 de julho, o Corpo de Bombeiros promoveu a Semana de Prevenção contra Incêndio, período em que os militares realizaram uma série de ações de prevenção contra queimadas, no salvamento capaz de evitar ocorrências e suas consequências danosas à sociedade.

Crime ambiental

Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental. No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde.

A prática de queimada é crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), que estabelece pena de reclusão e multa.

Imagens e informações: Corpo de Bombeiros

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima