Setembro Amarelo! A importância de falar sobre prevenção de suicídio
Neste mês de setembro, em todo o país, é realizada a Campanha SETEMBRO AMARELO, que visa chamar a atenção da população para o tema do suicídio e valorização da vida.
Mas por que falar sobre o suicídio?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, o que justifica e respalda a necessidade dessa campanha. É mito a ideia de que falar sobre suicídio aumenta o risco. Muito pelo o contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem.
E como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio?
Podemos começar estando mais atentos e dispostos a dedicar um minuto a mais de atenção ao outro, respeitando suas dores, escutando, acolhendo e incentivando-o a procurar ajuda profissional. É um ciclo permanente de cuidado, boa vontade e empatia, que salva o que há de mais precioso: a vida.
Se você conhece alguém que está precisando conversar sobre o que está sentindo, oriente a procurar ajuda profissional ou uma Unidade de Saúde mais próxima.
O CVV – Centro de Valorização da Vida também é um serviço que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188.