Na manhã desta segunda-feira (17) policiais civis do SIG, Setor de Investigações Gerais, receberam a ligação do proprietário da Conveniência Paraná, localizada na Avenida Goiás, em Chapadão do Sul (MS), dizendo que no último sábado (15) uma cliente do estabelecimento havia sido furtada.
Segundo o comerciante, pelas imagens das câmeras de monitoramento, percebeu que a cliente estacionou sua caminhonete Chevrolet S-10 em frente à loja de conveniência e quando desceu para fazer compras percebeu que outro veículo, um Ford Ka Sedan, de cor branca, parou logo atrás. Em seguida, o condutor do Ford KA resolveu estacionar mais à frente e um dos ocupantes desceu e se dirigiu até a caminhonete, abriu a porta, ficou alguns segundos em seu interior e voltou para o automóvel que saiu logo depois. Antes de ir embora, a cliente voltou à loja pois havia dado falta de seu aparelho celular.
Tão logo a polícia civil recebeu essas informações, chegou outra denúncia de que um senhor também tinha sido vítima de furto na mesma avenida. Esse segundo fato aconteceu em outra conveniência. A vítima havia esquecido a máscara facial no carro e, ao retornar, percebeu que o sistema de alarme e travamento remoto do veículo não estava funcionando. Nesse momento notou que um indivíduo saiu de perto de seu veículo e entrou em um Ford KA de cor branca. A vítima tentou seguir o automóvel suspeito, mas conseguiu apenas identificar que a placa era de Belo Horizonte (MG).
Após esse relato, chegaram as informações de que mais duas pessoas tiveram objetos furtados de seus veículos durante as compras no centro da cidade. Ambas notaram falhas no sistema de travamento dos seus veículos.
Diante dessas informações, os policiais do SIG começaram a realizar rondas na região do centro da cidade à procura de um veículo com as características descritas.
Por volta das 11h20 o Delegado de Polícia, em seu carro particular, avistou um veículo semelhante ao descrito pelas vítimas trafegando na Avenida Onze. O Delegado passou a acompanhar o veículo, que circulava por ruas e avenidas sem destino aparente, dando voltas pelo centro da cidade e passando em baixa velocidade em frente a estabelecimentos comerciais.
O Delegado então acionou os investigadores, que se encontravam em viatura caracterizada, e estes lograram êxito em interceptar o veículo Ford KA branco na esquina da Avenida Onze com a Quatro.
Os suspeitos, ao serem abordados, tentaram se evadir desviando da viatura, ignorando as ordens dos policiais. O condutor do Ford KA não conseguiu fugir por causa do tráfego intenso na via, o que possibilitou aos policiais realizar a abordagem.
Os ocupantes relutaram em destravar as portas e sair do veículo. O tempo necessário para que um dos ocupantes pudesse apagar mensagens em um celular. Para conter os suspeitos e evitar que fugissem, os policiais fizeram uso das algemas. No interior do veículo foram encontrados vários celulares, além de dinheiro. Um dos celulares foi identificado pela vítima do furto ocorrido no sábado.
Diante dessa configuração de crime de associação criminosa e da ocorrência dos furtos, os três suspeitos foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia, onde se constatou que todos são oriundos do Estado de Goiás, onde possuem extensa ficha criminal, por crimes como roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
Até o momento quatro vítimas foram identificas, mas, de acordo com o Delegado, Dr. Felipe Machado Potter, mais pessoas devem ter sido lesadas, já que o trio está em Chapadão do Sul desde a semana passada, fazendo arrastão em veículos na cidade. Antes do fechamento desta matéria, outra vítima, gerente da Caixa Econômica Federal de Jataí (GO), foi identificada.
Usando de tecnologia
A partir do controle de um portão eletrônico, os bandidos fazem o que se chama de jammer, um dispositivo que bloqueia a frequência do sistema de travamento dos veículos. O proprietário aciona o travamento remoto, porém, este não obedece e o veículo permanece aberto, à disposição dos bandidos.