Segundo o SINPOL/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), em declaração dada ao site Campo Grande News, a delegacia de Chapadão do Sul, inaugurada há 40 dias, precisa ser interditada após o motim dos presos ocorrido na sexta-feira (21).
Diz o sindicato que a interdição será necessária em virtude da depredação e por não possuir as mínimas condições de funcionamento.
Vinte presos já foram transferidos para as penitenciárias de Cassilândia e Paranaíba, com exceção de uma mulher, que ainda permanece na delegacia.
Ainda segundo o sindicato, além da destruição, a unidade necessita de um ambulatório para a assistência médica aos presos no local.
Na terça-feira (25) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e o diretor-presidente da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, também estiveram na unidade de Chapadão do Sul para analisar a situação após o motim.
Segundo o secretário, o governador determinou que providências fossem tomadas para a recuperação da estrutura da delegacia. Além de um maior empenho da Agepen para que realize a implantação de um estabelecimento penal na cidade.
O secretário e o diretor-presidente da Agepen estiveram também no prédio da antiga delegacia, para uma inspeção. O local poderá ser revitalizado e ampliado para abrigar um estabelecimento penal.
CGNews