DestaqueSaúde

Sobe para 26 o número de casos confirmados de Covid-19 em Chapadão do Sul. Veja o novo formato do boletim

Com o objetivo de melhorar o entendimento por parte da população, a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul reformulou o Boletim Epidemiológico diário e, a partir de agora, irá acrescentar também os casos em tratamento, os monitorados e os descartados, que passam a constar em separado, por Teste Rápido e RT-PCR.

A Secretaria informa que está realizando os testes rápidos no Hospital Municipal, desde que a pessoa se enquadre no público alvo.

A realização de exames de Covid– 9 são permitidos no SUS nos seguintes pacientes:

  1. Profissionais de saúde em atividade;
  2. Profissionais de segurança pública em atividade;
  3. Pessoa com diagnóstico de Síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou Segurança em atividade;
  4. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
  5. Portadores de condições de saúde crônicas: cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartos, revascularizados, arritmias); pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC), imunodepressão por qualquer causa; doença renal crônica em estágio avançado (grau 3, 4 e 5); diabetes mellitus, conforme juízo clínico e gestação de alto risco.

Desde que esses pacientes, nas condições acima descritas, apresentem uma Síndrome Gripal.

SÍNDROME GRIPAL (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória.

A coleta também é permitida em todos os pacientes com a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), independente de fator de risco.

SRAG: Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação de 2 menor que 95% em ar ambiente, ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Pacientes contato de caso confirmado também são liberados para realizar o teste, desde que esses estiverem apresentando sintomatologia.

O SUS não indica coleta e realização de exames em nenhum paciente assintomático.

Fonte: Assecom

Mostrar Mais

Anuncie Aqui

Notícias Relacionadas

Volta para o botão de cima