A terceira escola a receber o Projeto Câmara vai a Escola foi a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que nesta quarta-feira (25) recebeu os vereadores de Chapadão do Sul e a equipe de colaboradores da Câmara Municipal, responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto.
Três turmas do nono ano matutino e duas turmas do vespertino participaram do encontro, que apresentou aos alunos mais informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal e sobre o papel dos vereadores, além de detalhar os três poderes da república.
A ideia é aproximar os jovens do poder Legislativo, uma vez que há pouco interesse sobre os assuntos de suas comunidades e dificilmente os jovens comparecem às sessões da Câmara de Vereadores, onde são discutidos temas relevantes que afetam a vida de todos os cidadãos. Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre as funções do Poder Legislativo. A principal delas é legislar criando leis para melhorar o funcionamento estrutural da sociedade, e caso não ingressem na vida pública terão na bagagem o conhecimento necessário para entender o processo legislativo e ajudar na consolidação do processo democrático em Chapadão do Sul.
Em suas palavras, o Presidente da Câmara e autor do projeto de Lei que instituiu o “Câmara vai à Escola”, vereador André dos Anjos, enalteceu a participação da escola no projeto e elogiou o desempenho dos alunos durante o encontro. Segundo ele, essa proximidade entre Câmara e Escola é de suma importância para que nossas bases sejam fortalecidas e os alunos passem a demonstrar mais interesse nos assuntos relevantes à comunidade em geral.
“O vereador é o agente político que tem contato direto com a população, e fazer este contato no ambiente escolar, poder tirar dúvidas e despertar nos alunos o interesse não só pela política, mas pela administração pública é um marco histórico para nosso município, em cada escola que passamos nos surpreendemos do quanto os alunos tem se mostrado interessados em conhecer mais sobre os poderes e sobre a câmara municipal, nossos alunos evoluíram e nós precisamos participar desta evolução junto com eles”, enfatizou o Presidente da Câmara.
Como já vem sendo realizado nos demais estabelecimentos de ensino, após a explanação dos vereadores e servidores é realizada uma eleição para escolha do representante da escola, que na próxima sessão fará o uso da tribuna por cinco minutos para elencar as suas demandas e reivindicações.
No período matutino, o escolhido foi o aluno Artur Fernando da Silva Souza.
Já no período vespertino, o eleito foi o aluno Weverton da Silva.