Termina no próximo final de semana o horário brasileiro de verão. À meia-noite de sábado (17) os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora.
O atual horário de verão está em vigor desde o dia 15 de outubro de 2017. Em 2018 ele será retomado somente no mês de novembro, em virtude das eleições.
No ano passado, o governo chegou a estudar o fim do horário de verão, com o argumento de que as economias geradas seriam menores que os transtornos. A discussão foi suspensa em virtude da proximidade ao início da vigência e sem tempo hábil para a consulta à população.
O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931 e, depois, sem regularidade, voltou a ser usado em outros anos. Passou a valer, em caráter permanente, em 2008, sendo adotado entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro do ano posterior.
O objetivo da medida é distribuir melhor o consumo de energia, reduzindo custos operacionais. Isso ocorre em razão da maior incidência de luz natural no período. Com mais tempo de claridade, o acionamento de iluminação elétrica e também de outros aparelhos, como chuveiros, é postergado, diminuindo o pico de demanda no sistema elétrico do país.
Veja