O vereador Toninho Assunção (PSB), de Chapadão do Sul (MS), usou parte do seu tempo no Grande Expediente da Sessão Ordinária desta segunda-feira (25) para homenagear o grande amigo, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Ari Miguel Petenan, falecido na terça-feira (19), em Manaus, cidade onde residia atualmente.
Bastante emocionado, Toninho falou dos laços de amizade entre os dois e citou algumas realizações de Ari Petenan enquanto vereador em Chapadão do Sul.
Articulador nato
Em 2003, Ari Petenan levou o então prefeito, João Carlos Krug, do PSDB para o PL. Essa manobra agradou o governador na época, Zeca do PT, e alguns deputados e com isso Chapadão do Sul foi beneficiado com obras como a do aeroporto municipal, hoje referência em toda a região e em pleno funcionamento. Além disso, o hospital municipal, com 51 leitos e que hoje já conta UTI.
Ari Petenan foi agricultor, junto a seus pais, irmãos e tios e muito colaborou para o progresso e desenvolvimento de Chapadão do Sul. Somente no ano 2000 resolveu encarar a política e desfrutou de grande prestígio no meio graças a sua habilidade de articulação. Elegeu-se vereador em duas legislaturas (2001-2004 e 2005-2008). Em ambas presidiu a Casa de Leis.
Abaixo, um pouco da história de Ari Petenan contada por Toninho Assunção.
“ARI PETENAN sempre foi um vereador muito atuante.
Ainda em sua primeira Legislatura e ocupando o cargo de Vice-presidente da Câmara de Vereadores, em 2003, ARI PETENAN, no então PL, Partido Liberal, foi o responsável pela articulação política que tirou o prefeito João Carlos Krug do PSDB e o trouxe para o seu partido, o PL, que era o mesmo partido de Elídio Mariani, Adolfo Francisco Cardoso, entre outros.
Essa “jogada política”, digamos assim, fez com que o Governador na época, Zeca do PT, os deputados Paulo Corrêa e Arroio, beneficiassem Chapadão do Sul com a construção do AEROPORTO MUNICIPAL, do HOSPITAL MUNICIPAL com 51 leitos e a DUPLICAÇÃO DA MS 306, no trecho urbano de Chapadão do Sul. (Essa duplicação só veio a acontecer no governo do Jocelito Krug).
O HOSPITAL MUNICIPAL já era um pedido do João Carlos, porém, somente com 31 leitos.
Com a mudança do João Carlos para o PL, o hospital passou a contar com 51 leitos e Krug assumiu o compromisso de transformar a antiga Rua Trinta na atual Avenida Dezesseis.
Então, essas são apenas algumas coisas que marcaram a passagem de Ari Petenan por essa Câmara de Vereadores e a importância que ele teve para o progresso de Chapadão do Sul.
Ari Petenan foi um grande articulador político que conseguiu unir lideranças importantes da época e tirar proveito dessa união em benefício da população de Chapadão do Sul.”