A vereadora Alline Tonini (PSDB) de Chapadão do Sul (MS) usou do seu tempo no Grande Expediente da Sessão desta segunda-feira (24) para rebater as críticas e comentários maldosos recebidos em redes sociais.
Segundo a parlamentar, as pessoas devem ver as coisas com outros olhos e antes de criticar devem olhar para o seu próprio “rabinho”.
“Todo o secretariado da atual administração está empenhado em fazer o melhor por Chapadão do Sul. A administração pública é complicada. Não é apenas ir pegando o dinheiro e mandar fazer. Existem as Leis que devem ser cumpridas”, disse a Secretária da Câmara, revoltada.
Alline disse ainda que falta aos críticos, discernimento. “São pessoas que não têm o que fazer a não ser criar discórdia e se esquecem de fazer algo de bom por Chapadão do Sul”.
Lembrou a vereadora de que, apesar dos quatros meses apenas da atual gestão, muita coisa já foi feita e muito tem ainda para acontecer. O município estava “bagunçado” e a casa ainda está sendo colocada em ordem. Pediu a união de todos para o crescimento de Chapadão do Sul.
Críticos destrutivos e suas variações
Em primeiro lugar, estão os que atribuem culpa. Evitam aceitar a responsabilidade sobre os seus atos, criticam as outras pessoas ou culpam as experiências passadas, que não podem ser desfeitas nem alteradas.
Outro crítico negativo é o brincalhão pernicioso. O humor é um método positivo de se relacionar com os outros, porém, os humoristas maldosos fazem dos outros o alvo do seu humor. Especializam-se em rir das pessoas, ao invés de rir com elas.
Um terceiro tipo de crítico é o que procura os erros dos outros. Esta pessoa parece ter uma necessidade insaciável de apontar os defeitos alheios. E você sabe o que há de tão enlouquecedor sobre este crítico? Normalmente, faz tudo isto com um sorriso ao dizer: “Só quero ajudar”.
Outro tipo de crítico muito comum nos dias de hoje é o canibal. Não critica de uma maneira jocosa, nem se destaca por ser um mero detalhista. Vai direto ao julgamento. Ataca por meio das mais severas formas de crítica pessoal e desprezo, com uma completa falta de consideração pelos sentimentos dos outros.
Os críticos destrutivos podem dizer que só estão interessados em transformar alguém em uma pessoa melhor, através de um pouco de crítica construtiva. mas, na realidade, estes críticos têm a intenção de rebaixar, destruir, punir e manipular os outros. O seu tipo de crítica não nutre, mas envenena. (Amilton Menezes)