A situação dos cães soltos nas ruas é um problema antigo em Chapadão do Sul e que tem aumentado cada dia mais. O principal motivo deste aumento se dá pela irresponsabilidade de moradores que, por não querer mais o animal o abandonam nas ruas da cidade.
Sem um local adequado para o recebimento de muitos animais o município tem enfrentado cada dia um novo desafio com os cães, que vêm causando inúmeros transtornos para a população. Desta forma, os vereadores de Chapadão do Sul têm buscado soluções que resolvam esta situação de forma satisfatória.
Recentemente os vereadores se reuniram com o Médico Veterinário Luiz Fernando Torres, atual responsável pelo canil municipal, que relatou a difícil situação do canil, que atualmente não tem capacidade de recebimento de mais animais, mas que diariamente recebe inúmeras ligações de moradores solicitando o recolhimento de cães.
A Câmara aguarda um Projeto de Lei do Executivo Municipal, que regulamente o sistema de chipagem dos cães, onde todos os animais receberiam um microchip que armazena os dados do proprietário, facilitando assim a identificação do mesmo no caso de um recolhimento nas ruas.
Para os vereadores a situação é bastante preocupante, uma vez que um elevado número de animais nas ruas pode gerar ainda um surto de leishmaniose, que traria danos graves à saúde da população. Assim, a Câmara está empenhada em auxiliar a Prefeitura para que a situação dos cães nas ruas seja solucionada o mais breve possível.
Nos próximos dias os vereadores devem ser reunir com o Prefeito João Carlos Krug, para que seja discutido o projeto de chipagem e que sejam estabelecidos prazos de implantação e operação do projeto, que deverá solucionar a situação dos animais nas ruas.
Assessoria de Imprensa da Câmara