Vereadores de Chapadão do Sul reuniram-se na manhã da terça-feira (26) com o Secretário de Educação, Guerino Perius, a fim de buscar informações e esclarecimentos sobre a Educação no município.
A reunião, marcada pela presidente Alline Tontini, contou com a participação do Consultor Jurídico da Câmara, Edmilson Pattini Jr, e aconteceu em um momento de muitas incertezas acerca da volta às aulas, daí a necessidade de ouvir o Secretário e entender a dinâmica e como irão funcionar as aulas no município, em época que ainda inspira cuidados e prevenção à Covid-19.
O Secretário fez uma explanação de praticamente todas as áreas da Educação, quais as medidas que foram tomadas neste retorno das atividades e explicou aos vereadores como e de que forma serão retomadas as aulas presenciais no município. Segundo ele, todas as salas de aula irão funcionar com 50% de sua capacidade, como determina o decreto.
As aulas presenciais não serão obrigatórias, uma vez que o envio de conteúdo online continuará sendo feito atender àqueles alunos que preferirem não ir até a escola. A medida se faz necessária, já que há uma parcela da população que prefere manter o ensino na modalidade “homeschooling”. Nos casos em que houver a necessidade de ocupar mais do que 50% das salas, as aulas funcionarão com sistema de rodízio, de forma que todos os alunos possam ser atendidos sem que haja descumprimento do decreto.
Segundo o Secretário, atualmente o município conta com cerca de 8 mil alunos, entre ensino público e privado, e este retorno deverá ser feito com bastante cautela, porém, é necessário, uma vez que os alunos estão afastados da escola há quase um ano e os prejuízos psicopedagógicos são inúmeros. Comentou também sobre as medidas que a Secretaria de Educação tem tomado para levar o ensino online aos alunos que não tem acesso à internet.
Além disso, o município retorna suas atividades com reforço na frota escolar. No total, serão 10 ônibus novos, 8 já adquiridos pela administração municipal e 2 que deverão ser enviados pela Secretaria de Estado de Educação.
Vários assuntos ainda foram abordados durante a reunião. O Secretário comentou sobre as nomeações dos novos diretores escolares, sobre o Projeto Semear, a parceria com o Centro Sócio Educativo Nossa Senhora das Graças, as melhorias na Escola Municipal Aroeira, entre outros assuntos.
Fonte: Assessoria de Comunicação