Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul emite nota sobre uso racional de medicamentos
“Medicamentos são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos que deles necessitam, seja para fins de diagnóstico, profilaxia, por sua ação paliativa ou curativa, porém, é preciso ter em mente que todo medicamento pode causar efeitos colaterais, uns em maior intensidade, outros em menor, e por isso seu uso deve ser racional, portanto, não se deixe influenciar por propagandas e sempre que precisar de medicamentos, os utilize sob a orientação de profissionais médicos e farmacêuticos.
COMO UTILIZAR OS MEDICAMENTOS DE FORMA RESPONSÁVEL:
1. Mantenha os medicamentos trancados e fora do alcance das crianças, num local protegido da luz direta e livre de umidade e calor excessivos.
2. Não guarde restos de medicamentos e produtos vencidos ou com rótulo danificado.
3. Não use remédios caseiros, com mistura de múltiplas ervas, pois embora seja natural, existe o risco de interação entre os princípios ativos, podendo se tornar tóxicos.
4. Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais, para evitar equívocos no momento da administração, ou perda de controle da data de validade, por exemplo.
5. Cuidado para não confundir medicamentos de uso infantil com de uso adulto, pois as embalagens muitas vezes são parecidas. Erros na identificação podem causar intoxicação medicamentosa e até mesmo ser fatal.
6. Leia o rótulo e a bula antes de usar qualquer produto. Neles contêm informações tais como: se deve ser agitado antes de utilizar, se deve ser armazenado em geladeira, em quanto tempo deve ser consumido, etc.
7. Nunca ofereça à criança, medicamentos de cor e/ou sabor atrativos, como se fossem balas, sucos, isso estimulará o consumo destes medicamentos podendo levar a sérios riscos à saúde dos mesmos
8. Evite tomar qualquer tipo de medicamento na frente das crianças, evite também pedir a elas que peguem o medicamento para você, isso aumenta a chance de ingestão acidental, por exemplo.
9. Não administre medicamento no escuro para evitar trocas ou doses erradas.
10. Não utilize medicamento sem orientação médica e farmacêutica e, nunca, os compre em feiras, camelôs, vendedores ambulantes.
11. Qualquer suspeita de venda ilegal ou irregularidades relacionada a medicamentos, deve ser denunciada à Vigilância Sanitária.”