Vigilância sanitária de Chapadão do Sul faz alerta sobre tatuagens e piercing
Devido ao crescimento das atividades de tatuador e body piercer em Chapadão do Sul, a Vigilância Sanitária sentiu a necessidade de alertar as pessoas que gostam de “tatoo”, sobre os cuidados que precisam ter ao realizar esse tipo de procedimento. Desde o local onde é realizado, os cuidados com a higiene, risco de contaminação com doenças transmissíveis, como hepatite, HIV e outras. Antes de mais nada, deve-se exigir do profissional as licenças de funcionamento.
Para execução de atividades relacionadas aos procedimentos de pigmentação artificial permanente na pele e de colocação de piercing, os profissionais deverão elaborar rotinas de técnicas padronizadas que deverão estar disponibilizadas e implementadas, contendo instruções sequenciais das operações realizadas, dentro das normas de segurança.
Os estabelecimentos desta atividade deverão ser instalados em locais próprios, não sendo permitido o seu funcionamento em residências, ao ar livre, em locais insalubres ou públicos. Para funcionar devem ser cadastrados na Vigilância Sanitária e obter a liberação do Alvará Sanitário.
A VISA, preocupada com isso, proporcionará uma capacitação aos profissionais desta atividade, com a finalidade de informar, esclarecer dúvidas e orientar quanto às normas, leis, documentações e regras básicas de Biossegurança para realização dos procedimentos, garantindo qualidade ao profissional e minimizando os riscos do seu serviço, com mais segurança aos clientes.
Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul
Telefone de atendimento: (67) 3562-6600 / 3562-6614