Em uma parceria entre a Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Way 306, Polícias Civil e Militar, foi realizado em Chapadão do Sul (MS), na noite desta quinta-feira (26), uma simulação de desastre com múltiplas vítimas.
A encenação mostrou um acidente entre um caminhão e um ônibus, com o envolvimento de cerca de 30 vítimas. A caracterização dos feridos, a interpretação dos atores, bem como o trabalho das equipes envolvidas no socorro às vítimas, trouxe a situação para muito próximo da realidade.
Para Gabriel Schultz Silva, Coordenador da Cruz Vermelha e o responsável pelo evento, o atendimento a acidentes com múltiplas vítimas é um desafio aos serviços de saúde e redes de emergência, que se deparam com frequência diante dessas situações. Diariamente, no Brasil, acontecem acidentes dos mais variados tipos, com número de vítimas superior a cinco.
“Diante dessas situações ocorre uma incapacidade dos serviços de lidarem com o problema, havendo, desta forma, a necessidade de preparar e treinar os socorristas para atender esses acidentes, principalmente utilizando integração de equipes e tempo de resposta”, disse Gabriel.
Na simulação desta quinta-feira foi utilizado o método internacional START, um processo de triagem para rápida classificação em incidentes com múltiplas vítimas (IMV), inclusive com a utilização de recursos incompatíveis para o atendimento e transporte das vítimas. “Se os recursos (humano, infraestrutura, materiais e transporte) disponíveis são escassos, há a necessidade de realizar uma triagem a fim de classificar e categorizar as vítimas de acordo com a gravidade, utilizando a lógica: maior chance de sobrevivência”, salientou Gabriel.
Também colaboraram na realização deste simulado, as secretarias municipais de Saúde, Educação e Administração, Hospital Municipal, Usina IACO, SLC Agrícola, Mariani Mat. Elétricos, Pax, Brasil, Pax Líder, Fachasul, Ceprosul e imprensa local.
O local utilizado foi a Avenida Quatro Leste, no condomínio Royal Park.
Gabriel Schultz, Coordenador da Cruz Vermelha falou ao Diário Chapadense. Assista ao Vídeo.
Sgt. Ramires falou ao Diário Chapadense. Assista.